UFBA » Instituto de Matemática »

Olimpíada Baiana de Matemática

Coordenador: 

Olimpíada de Matemática do Estado da Bahia (OMEBA) é uma competição promovida pelo Instituto de Matemática (IM) da Universidade Federal da Bahia (UFBA).


Os Participantes

Olimpíada de Matemática do Estado da Bahia (OMEBA) é uma competição direcionada aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio das escolas das redes pública e privada do estado da Bahia e que será aplicada nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Ilhéus, Salvador e Vitória da Conquista.


Os Objetivos

 

A OMEBA tem como objetivos principais:

 

  • Estimular e promover o estudo da Matemática entre alunos das redes pública e privada do Estado da Bahia.

  • Contribuir para a melhoria da qualidade do ensino de Matemática na Educação Básica do Estado da Bahia.

  • Despertar nos alunos a curiosidade sobre a Matemática e a vontade de querer aprender e solucionar problemas matemáticos.

  • Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas.

  • Estimular professores e alunos a participarem das atividades da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).

  • Contribuir para a integração das escolas públicas com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e as sociedades científicas.

  • Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.


Os Níveis

 

A OMEBA será realizada anualmente em três níveis, de acordo com a escolaridade do aluno:

 

Nível 1 - Para alunos matriculados na 6º ou 7º anos do Ensino Fundamental, das redes pública e privada, quando da realização da primeira fase da OMEBA.

 

Nível 2 - Para alunos matriculados na 8º ou 9º anos do Ensino Fundamental, das redes pública e privada, quando da realização da primeira fase da OMEBA ou que, tendo concluído o ensino fundamental menos de um ano antes, não tenham ingressado no ensino médio até a data da realização da primeira fase da OMEBA.

 

Nível 3 - Para alunos matriculados em qualquer ano do Ensino Médio, das redes pública e privada, quando da realização da primeira fase da OMEBA.

Mais informações no site da OMEBA.