UFBA » Instituto de Matemática »

Seminário DMAT - Março

Período:
12/03/2013 (16:00) - 19/03/2013 (16:00)
Local:
Instituto de Matemática
Palestrante:

Ciro Russo - UFBA

Título:

Quantales e seus módulos, um caminho algébrico entre lógica e informática

Data:  12 de Março de 2013 (TERÇA-FEIRA)
Hora: 16:00h
Lugar: Sala 15 do IM

Os "quantales" são estruturas algébricas ordenadas que foram introduzidas por Christopher Mulvey nos anos oitenta em relação com três temas diferentes: as \(C^*\)-álgebras não-comutativas, as fundações construtivas para a mecânica quântica e a lógica não-comutativa. Desde então, a teoria dos quantales tem sido objeto de interesse especialmente entre os estudiosos de lógica algébrica e teoria das categorias.

Nesse seminário, vou apresentar alguns resultados sobre módulos sobre quantales, junto com suas aplicações à lógica e a dois aspectos diferentes do processamento das imagens digitais: a compressão de imagens e a "morfologia matemática"

Palestrante:

Tertuliano Franco - UFBA

Título:

Transição de fase para flutuações de um sistema de partículas

Data:  19 de Março de 2013 (TERÇA-FEIRA)
Hora: 16:00h
Lugar: Sala 12 do IM

Consideraremos um sistema de partículas evoluindo em \(\mathbb{Z}\) da seguinte maneira. Cada partícula perfaz um passeio aleatório. Entretanto, duas partículas não podem ocupar o mesmo sítio simultaneamente. Além disso, um elo em particular reduz a passagem de partículas por ele por um fator \((1/n)^\beta\). Apresentaremos um resultado sobre as flutuações da densidade deste modelo, a qual exibe transição de fase. Se \(\beta<1\), as flutuações evoluem de acordo com um processo estocástico envolvendo a função de Green da equação do calor. Se \(\beta>1\), as flutuações evoluem de acordo com um processo estocástico envolvendo a função de Green da equação do calor com condições de Neumann. E se \(\beta=1\), as flutuações evoluem de acordo com um processo estocástico envolvendo a função de Green da equação do calor com certas condições de Robin mistas. Provamos também as flutuações da densidade e da corrente. Palestra baseada em trabalho conjunto com A. Neumann(UFRGS) e P. Gonçalves(Universidade do Minho).